terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pronto...já passou!!!

Hoje, por curiosidade, e depois de ter realmente interiorizado que tenho passado algumas noites a sonhar com o trabalho, acordei e almocei a pensar no trabalho, levei 280 páginas para me acompanhar até à casa de banho e não resisto ao som de alerta do telemóvel decidi fazer um teste online com o título "Você é workaholic?" . Depois de ter perdido alguns minutos da minha vida a responder ao questionário o que obtive foi : "Luz vermelha piscando! Reavalie as suas prioridades e redefina as suas metas. Mude o que for possível mudar e adapte-se ao que foge ao seu controlo." Porque é que numa altura normal eu acharia isto ridiculo e hoje fico um tanto ou quanto assustada? Mais do que metas são as prioridades que me preocupam. Assim, demito-me da minha tendência para ser workaholic....já que depois de uma pesquisa sobre o tema percebi que mal-humorada, depressiva e ainda por cima com impotência sexual não é definitivamente a minha praia. P.S: Hummm, no thanks :D

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sem guarda-chuva, se faz favor!

Andava há talvez um mês a deparar-me com um problema, problema cuja resolução foi ontem praticamente encontrada!!!.......Não, não me deu luz, nem sequer um ataque de génio...simplesmente sem premeditação vivi o meu primeiro brainstorming.... Começo então por citar a nossa querida wikipédia:
"O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objectivos pré-determinados." Reúne-se um grupo de indivíduos, num ambiente informal, depois de bem descrito o problema, e começa a geração de ideia seguindo as 4 regras fundamentais do brainstorming :criticas são rejeitadas, criatividade é bem-vinda, quantidade é necessária, bem como a combinação e o aperfeiçoamento. Foi empolgante perceber como se consegue "criar" com um grupo de pessoas com backgrouds tão diferentes. E que venham os ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, raios e chuva por pelo menos 30 minutos :)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Health 2.0

Health 2.0 é o meu mais recente desafio, e este tem todos os ingredientes. Temos cuidados de saúde, eHealth e Web 2.0, e principalmente o futuro! Estamos a falar em utilizar blogs, podcasts, tagging, pesquisa ao serviço dos profissionais de sáude, doentes, cientistas, entidades, na base do opensource e na geração de conteúdos a fim de transformar a inteligência das massas em cuidados de saúde personalizados. Num futuro próximo teremos cada um de nós acesso a EHR (electronic health records) individualizados, acessíveis em qualquer local do mundo, vamos ter nos nossos smartphones toda medicação que estamos a fazer, alertas de reacções adversas. Vai haver a possibilidade de inserirmos um alimento e imediatamente sabermos se tem aquele composto a que somos alérgicos. Vamos medir os nossos sinais vitais que automaticamente vão criar um gráfico em tempo real da nossa evolução. Temos o nosso mapa genético e sempre que for encontrado um marcador responsável por alguma condição de doença seremos informados. O nosso médico receberá um sms sempre que a nossa tensão fugir do nosso padrão normal, teremos consultas por videoconferência! Teremos partilha, cooperação entre os sistemas de saúde. Conseguiremos medir em termos de custo/eficácia os tratamento utilizados. Haverá mais transparência nas tomadas de decisão com o doente no centro. O mais extraordinário é que toda esta tecnologia já existe, está aqui e veio para ficar. Num submundo maravilhoso a tecnologia está a emergir e sorrateiramente a entranhar-se no nosso dia a dia com tudo o que há de bom e mau. Ainda não consigo ter tantas criticas como eu gostaria fundamentadas já que , de momento, só estou fascinada pelo que descubro a cada hora que passa Health 2.0

Help me!

Trabalhar em Agosto é completamente, estupidamente, continuamente MAU. Quem é que consegue com este calor ter a paciência suficiente para falar com pessoas em que o profissionalismo está de férias o ano inteiro? Tentar ligar para uma entidade pública, passar por uma telefonista que não faz a minima ideia do que estou a falar, uma responsável de recursos humanos que não sabe quem está e depois de passar por 10 pessoas e 30 minutos ao telefone perceber que não há ninguém que pelo menos tente resolver o nosso problema é pura e simplesmente, impossível. Em Agosto não existem profissionais, prazos, negócios, nada, sinto que o mundo está numa bola de de ar e eu estou incessantemente a tentar catapultar a sua explosão, parece que estou a exigir um milagre: encontrar alguém responsável no mês 8!!! Mas bem, e depois do desabafo, vamos aos "Pés na Terra e Olhos no Céu!". Daqui a uns dias, vou tirar 2 dias férias :D Vai ser tão bom... estou em contagem decrescente.... estou à espera há um ano e que bem que me vai saber, um sitio lindo com pessoas muito especiais, e nestes dias estas são as minhas prioridades!!!