quinta-feira, 29 de julho de 2010

SWOT ANALYSIS

E se todos somos comparados a uma empresa e se fazemos análises para determinar com mais certezas o plano de negócio a seguir porque não transpor este hábito para nós próprios. Hoje que o desafio de fazer uma análise swot de um projecto me surgiu pareceu-me importante começar por falar de algo que conheço relativamente bem: eu mesma. Arriscando para além do ridiculo da situação perceber que é preferível a espontaneidade das reacções do que os casos extremamente bem racionalizados, decorrentes de uma consciência crítica de nós mesmos de veras chata e com uma tendência natural para o erro. Mas mesmo assim, e sendo que um dos meus primeiros post fala exactamente de não ter medo da exposição ao ridiculo aqui vai o meu primeiro case-study de análise swot: Strengths : Sou apaixonado pelo que faço, motivada, dedicada, raramente digo que não a um desafio. Não tenho medo do desconhecido e de trabalho árduo. Aprendo facilmente, quando não sei admito que não sei, não me sobrevalorizo mas também não me subvalorizo. Weaknesses: Sou despistada, às vezes parece mesmo que não sou deste mundo; Caprichosa, não gosto de ser contrariada, demoro um tempo a aceitar que não tenho razão; demoro algum tempo a atingir a fase de relação de conceitos quando estou bastante fixa num tema; quando começo uma coisa tenho sempre que a acabar não consigo deixar para amanhã mas a procrastinação também me bate à porta. Conhecimento muito concentrados numa área de formação especifica. e finalmente, tenho tendência para ser demasiado eu mesma sempre. Oportunidades:O mundo precisa de pessoas determinadas e que sejam apaixonadas pelas tarefas do dia a dia por mais simples que pareçam, pessoas que mesmo não sabendo estejam disposta a saber mais e mesmo depois de falar se consigam levantar, que não tenham aversão ao falhanço, e que consigam agarrar os desafios. Ameaças: Há mesmo muita gente cheia de potencial, com capacidades extraordinárias, com maior capacidade de integração de conceitos, com conhecimentos em diferentes áreas. Pessoas que separam de uma forma quase perfeita a sua imagem pessoal e profissional. Pessoas em muitos pontos melhores. Resta-me depois desta divagação que sinceramente me arranca um sorriso da cara de tão estranho que é pensarmos em nós mesmo que me proponho ao desafio seguinte: Avaliar se as ameaças podem significar oportunidades latentes e tentar transformá-las em oportunidades. Adquirir novos conhecimentos e descobrir novas tendências. E mesmo com este debruçar sobre nós mesmos não nos esquecermos do mais importante: sermos felizes :)

Sem comentários:

Enviar um comentário